No comments yet

Assembleia dos Bispos será em Aparecida a partir deste ano

Pela primeira vez, os bispos brasileiros irão se reunir em Aparecida, no interior de São Paulo, para realizar sua 49ª Assembleia Geral, que todos os anos, acontece na segunda semana após a Páscoa.

O encontro que, durante 33 anos, foi realizado na Casa de Retiros Vila Kostka, dos padres jesuítas, em Itaici, município de Indaiatuba (SP), a partir deste ano, será transferido para o Santuário Nacional. Em 2010, a assembleia aconteceu em Brasília, por ocasião do Congresso Eucarístico.

Neste ano, os mais de 300 bispos de todas as dioceses do país, se reunirão durante os dias 4 e 12 de maio. Entre os temas centrais da assembleia estão as novas Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, que serão aprovadas para o quadriênio 2011-2015. E entre os temas prioritários estão os assuntos relacionados à liturgia e às Diretrizes do Diaconato Permanente.

Uma das novidades do encontro é a eleição da nova presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) – maior conferência episcopal do mundo. A atual presidência foi eleita durante a 45ª assembleia, em 2007. Se forem reeleitos, Dom Geraldo Lyrio Rocha, Dom Luiz Soares VieiraDom Dimas Lara Barbosa, devem ficar no  cargo por mais quatro anos, após esse período, será obrigatório a nomeação de outros bispos, já que a presidência da CNBB só pode permanecer na função por apenas dois mandatos consecutivos.

Os três cargos – presidente, vice-presidente e secretário geral da conferência – são eleitos em votações separadas. Durante a assembleia, também serão eleitos os presidentes das Comissões Episcopais de Pastorais.

Poste seu comentário