Para quem amou, ama e quer amar!

O AVE é um movimento inspirado por Deus que tem como objetivo levar a experiência do Amor Verdadeiro, especificamente a todos os não casados, sendo eles adolescentes, jovens e adultos, na situação de namorados, noivos, divorciados ou viúvos. A partir dessa experiência do Amor Verdadeiro, busca-se auxiliá-los no discernimento dos seus estados de vida dentro da Igreja: seja o matrimonial, o celibatário ou o clerical.

ave (2) ave (5) ave (7) ave (8)

A sociedade contemporânea estimula a vivência precoce de experiências sentimentais e sexuais, descarta valores e limites, banaliza os padrões sociais e morais, explora a sensualidade e a busca do prazer, numa cultura do provisório, do descartável. As consequências disso não poderiam ser piores: juventude imoral e desregrada, exploração e abuso infantil, pessoas emocionalmente desajustadas, relacionamentos doentios ou medo de assumir relacionamentos…

Nossa missão é formar esses adolescentes, jovens e adultos para relacionamentos maduros e saudáveis e para tanto abordamos temas como: a experiência de solteiro, a importância de um namoro cristão, a restauração pessoal do divorciado, a graça da castidade, o discernimento vocacional, o matrimônio, e também o celibato, encarando-o com mais naturalidade e valorizando esse estado de vida que muitos desconhecem ou ignoram, como se todos fossem destinados unicamente ao matrimônio.
Sempre valorizando a importância de saber esperar o tempo certo, a opção ideal, o relacionamento saudável, a pessoa certa, a forma madura, plena e feliz de viver as experiências de Fé, Vida e Amor.

ave (3) ave (4) ave (1) ave (6)

Nesse movimento, acolhemos as pessoas mensalmente por meio de um encontro com oração, pregação, música, dinâmicas, mas também desenvolvemos anualmente vários eventos como: Retiro Amor Verdadeiro Espera, Retiro de Namorados, Retiro CSF (Cristão Solteiro Feliz), Oficina de perdão, entre outros. Além disso, saímos em missão nas Paróquias e Comunidades em que somos chamados.


Retiros

Esse retiro tem como objetivo objetivo levar a experiência do Amor Verdadeiro, especificamente a todos os não casados, sendo eles adolescentes, jovens e adultos, na situação de namorados, noivos, divorciados ou viúvos. No Retiro AVE abordamos temas como: a experiência de solteiro, a importância de um namoro cristão, a restauração pessoal do divorciado, a graça da castidade, o discernimento vocacional, o matrimônio, e também o celibato. Sempre valorizando a importância de saber esperar o tempo certo, a opção ideal, o relacionamento saudável, a pessoa certa, a forma madura, plena e feliz de viver as experiências de Fé, Vida e Amor.
Esse retiro tem como objetivo mostrar que é totalmente possível ter uma vida plenamente feliz mesmo estando solteiro, sem namorar ou muito menos casar. “Também as pessoas que vivem sós podem ter uma vida plena” (Youcat 265). Mas calma, não se desespere! Isso não quer dizer que você vai viver sozinho o resto da sua vida! Pois se o seu chamado é viver a dois, existe uma pessoa separada, escolhida, preparada e reservada para aparecer na hora certa. Você não está encalhado, e sim reservado para um Amor Verdadeiro. Basta confiar, saber esperar e o mais Deus tudo fará!
Esse retiro tem como objetivo levar os casais a viverem um namoro cristão a partir da experiência pessoal e a casal com Deus, e a partir da ação transformadora do Espírito Santo. O Retiro de Namorados leva o casal ao entendimento do verdadeiro sentido do namoro, por meio de uma espiritualidade profunda que traz o perdão ao relacionamento, cura e libertação de ciúmes, de infidelidade e sexualidade desregrada. Assim, afirmamos que “Amar é ser capaz de sair de si para ser feliz em outro coração.”
Não é tão simples nem tão fácil perdoar. No Retiro Oficina de Perdão, somos conduzidos em dois dias a passar por um processo composto por cinco estágios: negação, raiva, barganha, depressão e aceitação, nos quais somos profundamente mergulhados. O importante nisso tudo é que, durante esse processo e diante de uma situação em que existe um abalo nas relações em razão de uma ofensa ou agressão, descobrimos que não precisamos nos posicionar como vítima nem como opressor. Podemos começar a enxergar os motivos do outro, procurar entendê-lo, colocar-nos em seu lugar… até encontrar uma solução criativa para dar o perdão. É quando, então, estendemos as duas mãos do perdão: uma delas posicionamos contra o ofensor, impedindo-o de continuar a agredir ou a ofender, fazendo-o parar; a outra se estende para acolher e auxiliar o ofensor, considerando-o alguém que faz parte do nosso mundo, com direito a ser compreendido e perdoado.


Encontros (Módulos)

ave-(9) ave-(10) ave-(11) ave-(12)

Os Módulos de Encontros do AVE são encontros com muita música, dança, dinâmicas, orações e pregações. No Módulo I, o objetivo é levar os participantes a experiência e o conhecimento do Amor Verdadeiro que só pode ser vivido em Deus. A partir dessa experiência, são apresentadas maneiras de como viver bem, de forma madura e saudável, os tempos de solteiro e namoro, a espera em Deus, que devemos viver em cada tempo específico.

No Módulo II, os participantes são convidados a olhar para dentro de si, começando um caminho para ordenar os seus afetos para o verdadeiro amor. É preciso entrar em um processo de purificação das intenções, de ser livre diante de nossa afetividade, revendo os valores e o lugar da sexualidade, para gerar um equilíbrio espiritual, humano e afetivo.
Se queremos construir um relacionamento sério, ter uma vida plenamente feliz, precisaremos ordenar os afetos para o verdadeiro amor, tirando o mundo de dentro de nós!
No terceiro Módulo do AVE, vamos trabalhar a aceitação de limites e a superação destes pela misericórdia, escuta e espera pró- ativa. “Eu caí, e agora?” Essa é a dor e a dúvida de muitos quando no processo de construção do verdadeiro amor se veem sem força, abatidos ou desanimados pela queda. É hora de crescer e amadurecer na fé e no amor com Jesus que se levanta da angústia da morte para a alegria perene da ressurreição.

Na espera do amor verdadeiro, muitas dificuldades se levantam ao longo do caminho, principalmente na área afetiva e na construção de relacionamentos. A maioria das pessoas vive mal por não saber lidar consigo mesma e com a diferença ou indiferença dos outros.

No Primeiro Modulo da Oficina de relacionamentos, trabalharemos o convívio fraterno, amadurecendo a visão das diferenças, rompendo com as decepções e eliminando os rótulos que nos afastam e nos impedem de ir ao encontro do outro.

No Segundo Módulo, trabalharemos um pouco de autoconhecimento e de projeções, afinal muito do que nos incomoda nos outros está dentro de nós. É preciso renunciar ao “Espírito de Urubu” e todo seu pessimismo, desenvolvendo a capacidade de ouvir, compreender e depois acolher. Tudo isso antes de julgar.
No terceiro módulo, vamos refletir e aprofundar as dificuldades de relacionamento a dois, geradas por traumas e por comparações de relacionamentos passados. Veremos a importância e a transformação construída por gestos concretos, por um coração bem humorado e o lugar do perdão numa dinâmica de ação e reação de amor.


Leve o AVE para a sua cidade! Entre em contato conosco!

Tel: (28) 3511-7000 / 99967-3400

E-mail: ave@comunidadevidanova.com

Facebook: /AmorVerdadeiroEspera

Youtube: /AmorVerdadeiroEspera

Instagram: @amorverdadeiroespera

Twitter: @projetoave