As Sementinhas do carisma Vida Nova

logoA inspiração do Projeto Sementinhas se fundamenta na promessa de Deus pela Palavra de fundação da Comunidade Vida Nova: “Serás uma planta cultivada pelo Senhor” (Isaías 60, 21).

Evangelizar as Crianças é uma graça e um desafio. Uma graça, pois estamos fazendo o que Jesus pediu: não impedir que as crianças se aproximem dEle, proporcionar que num ambiente sadio e cristão elas aprendam a alegria de segui-lo. É também um desafio, pois nos dias de hoje existem muitos meios e  formas de corromper nossas crianças, o que torna urgente nossa missão: Formar na fé, gerando o desejo de pertença a Deus e à Igreja e, assim, preparar a criança para a vivência do evangelho no dia-a-dia. Para isso, Deus nos inspirou o Clube da Sementinha, um projeto de Evangelização Infantil para crianças de 03 a 12 anos.

“Um povo que não se preocupa com os seus idosos e com as suas crianças não tem futuro, porque não terá memória e nem promessa!”. (Papa Francisco)

- Author name here

s1

O Sementinha de Maria é um grupinho de formação infantil para crianças de 03 a 05 anos, em que a criança é despertada para a espiritualidade de maneira lúdica, apresentando-se os valores religiosos importantes para o cristão.

s2

Para crianças de 06 e 07 anos, o Sementinha de Jesus é um grupinho com o objetivo de aprofundar os temas trabalhados anteriormente, ainda de maneira lúdica, enfatizando a responsabilidade que se deve ter para com as coisas de Deus e propiciando o reconhecimento do fazer que nos conduz ao Senhor e do que nos afasta dele.

s3

Para crianças de 08 e 09 anos, o Sementinha da Palavra é um grupinho em que são trabalhados mais conteúdos voltados à questão espiritual, propiciando uma reflexão sobre a importância da fé e das obras, destacando a necessidade de se demonstrar em sociedade os valores cristãos.


Grupinho de Oração Bom Pastor

logo_grupinhoA função primordial do Grupo de Oração para as Crianças é levá-las a um encontro pessoal com Jesus Salvador e à busca de uma nova vida motivada pela ação do Espírito Santo que habita em nós.As crianças devem e podem viver experimentando o Espírito Santo. Elas também podem viver o Novo Pentecostes!

Todo conteúdo tem didática própria para cada uma das etapas da vida da criança. Com um local apropriado, decorado e aconchegante, tudo para que os pequeninos se sintam parte e experimente a riqueza desse carisma.

É um tempo tenro de sua vida e muito fecundo, viver o Batismo no espírito santo nessa idade garante uma caminhada madura com muito mais fidelidade na juventude e na idade adulta. Além da vivência de espiritualidade, o grupinho  promove  e envolve as crianças em diversas outras atividades gerando pertença, liderança, alegria e realização dentro dessa etapa na construção dos valores, ideais e projetos. Um futuro se começa em Deus e desde cedo.

Não podemos guardar as sementes e deixar que o joio seja semeado no coração de nossas crianças. E essa terra fértil é confiada a nós, pais e evangelizadores, por isso não podemos perder tempo, o tempo é agora!

Eventos

logo_seminario“Ensina a criança o caminho que ela deve seguir e mesmo quando for velha, jamais se desviará dele” (Pv 22,6)
Olhando a criança como pessoa em formação, com capacidades que precisam ser desenvolvidas, queremos, por meio do Seminário, com linguagem própria de criança, dinâmicas e atividades que apresentem o kerigma, colaborar na construção das bases da Fé e conduzir cada criança em direção à plenitude anunciada por Jesus Cristo, despertando desde cedo o zelo pela caminhada e o amor por Deus que nos ama incondicionalmente. O Seminário de Vida no Espírito Santo para crianças é realizado em onze semanas, com pregações e partilha, culminando na Experiência de Oração – um retiro de dois dias.

logo_missionarioDar de coração, com uma autêntica evangelização… Nossas crianças, desde cedo, têm aprendido a partilhar não só os brinquedos, mas também a alegria, o amor, a experiência da graça de Deus vivida em suas famílias. Com o desejo de levar essa experiência a mais pessoas, visitamos ambientes carentes de amor, onde nossos Missionários Mirins, em sua simplicidade e de forma natural, partilham os traços do Carisma que já trazem em seus corações, acolhem, brincam, amam, e assim alcançam e evangelizam com uma força surpreendente.
logo_paisCom o desejo de ver cada vez mais o desenvolvimento da intimidade com Deus, buscamos em conjunto com os pais, trabalhar e desenvolver a espiritualidade das crianças. Isso por meio da troca de experiências, o despertar sobre a importância da caminhada, a partilha sobre comportamento e temperamento e, se necessário, o acompanhamento por meio da oração,  cuidando desde cedo do coração de nossos pequenos. Precisamos testemunhar para nossos filhos a alegria de nossa vocação, cuidar de nossa espiritualidade como se fosse um grande tesouro, que de fato é. Precisamos ir além e servir de modelo do que a Palavra de Deus diz e assim ser mais convincente ao ensinar às crianças a verdade de Deus. Isso é uma responsabilidade, uma dádiva, um dom que nos foi dado por Deus e é intransferível! Foi para formar essa consciência nos pais que surgiu então o “Encontro de Pais Evangelizadores”.
logo_sementinhasDiante da grande experiência que a Comunidade Vida Nova vive com a Misericórdia de Deus, não tem sido diferente com as crianças da Comunidade. O Grupinho de Oração Bom Pastor, por meio das crianças, iniciou o projeto Sementinhas da Misericórdia, no qual, durante uma semana, o Oratório de Jesus Misericordioso visita a família de um participante do Grupinho. Este tem a responsabilidade de combinar com sua família um horário para juntos rezarem o Terço da Misericórdia durante esse período e partilhar no grupinho na semana seguinte como foi a experiência de rezar o terço em sua casa.