Uma Nova Comunidade

Somos o que a Igreja hoje chama de “Novas Comunidades”, uma forma de vida comunitária vocacionada e carismática.

Nosso carisma particular é: “Ser o abraço da Misericórdia.” Nossa Missão é: Acolher, formar e evangelizar como Discípulos da Misericórdia.

A Comunidade Católica Vida Nova é uma Associação Privada de Fiéis Leigos, nascida da experiência do Batismo no Espírito Santo na Diocese de Cachoeiro de Itapemirim-ES. Somos uma Comunidade mista em que homens e mulheres, casados, solteiros e celibatários, vivem uma espiritualidade e um apostolado diversificado. Temos como meta acolher, alcançar e formar o ser humano em todos os seus aspectos de vida.

Uns respondem a esse chamado particular doando todo o tempo para Deus como Comunidade de Vida em uma oferta total, intensa e fecunda, inspirada no modelo das Comunidades primitivas, partilhando tudo, renunciando a posse de bens materiais, projetos e planos pessoais. Outros vivem parte de sua vida de forma secular, dispondo de seu tempo livre para Deus como Comunidade de Aliança. O membro de aliança coloca sua vocação como a grande prioridade de sua vida e direciona suas atividades no mundo segundo a vocação Vida Nova.

Ambas as formas, “Vida e Aliança”, vivem a mesma vocação, porém com uma expressão de radicalidade própria a cada forma de vida. A dignidade da vocação é a mesma das duas, em que uma e a outra se completam e são de igual importância para a concretização e missão do carisma. Partilhamos nossa vocação, nossa Missão, nosso Apostolado e a nossa Vida com os irmãos que conosco caminham e que de nós se aproximam, os quais encontramos ao longo do caminho e aonde o Espírito Santo nos enviar, buscando ser os olhos, o coração e os braços de Jesus no mundo.

“Oh, como é bom, como é agradável para irmãos unidos viverem juntos.” Salmo 132,1

- Author name here

Começamos nossa caminhada no dia 16 de Abril de 1988. Nascemos de uma experiência na Renovação Carismática Católica e fomos aconselhados pela Igreja a viver nossa experiência de fé como Grupo de Jovens. No entanto, éramos muito diferentes dos grupos de jovens convencionais; possuíamos atividades bastante intensas, muita oração e grandes laços fraternos. Anos depois, unimo-nos à Renovação Carismática Católica, servimos em muitos eventos, ocupamos cargos de Liderança diocesanos e estaduais. Apesar dos frutos do trabalho apostólico, percebíamos que nossa identidade ainda não havia sido plenamente descoberta. Buscamos junto ao Bispo entender nossa vocação e recebemos de suas mãos um Diretor Espiritual que nos ajudou a estruturar e institucionalizar nosso estilo de vida.

Alugamos dois imóveis e abrimos nosso Centro de Evangelização, nossa Casa de Formação. Novas frentes de apostolado foram surgindo; já não atuávamos apenas em Cachoeiro, mas em quase todos os regionais de nossa Diocese. A cada dia o Senhor nos ajuntava outros, atraídos pelo carisma de ser um abraço da misericórdia.

Alguns anos mais tarde saímos do Centro de Evangelização e da Casa de Formação e fomos para nossa casa, um espaço nosso, um lugar do coração de Deus para ser a sede desse carisma: Nova Jerusalém, o lugar da restauração. Hoje, revisamos e re-estruturamos os Ministérios e toda a estrutura Formativa e Apostolar. Desenvolvemos novos projetos, mas adequados à Nova Evangelização. Os Projetos Kerigma, Sementinhas, Juventude Santa, AVE, Casais Restaurados e Ascese, entre outras missões, são frutos desse tempo novo inspirado por Deus no seio da Comunidade. Hoje, estamos na fase final de reconhecimento diocesano dos estatutos, acompanhados pelo Pe. Rogério Guimarães, assessor eclesiástico para as Novas Comunidades. Atualmente, estamos inseridos nos Conselhos Pastorais Paroquiais, já que realizamos nossos projetos de Evangelização em várias paróquias. Estamos ainda no Setor Juventude e no Conselho de Pastoral Diocesano, vivendo nossa vocação em comunhão com a Igreja particular, colocando nosso carisma a serviço das realidades e dos desafios deste tempo.

fundador2

José Carlos Carlette Filho, nascido em 3 de novembro de 1970, em Cachoeiro de Itapemirim, estado do Espírito Santo (Brasil), é casado, pai de duas filhas. Em 1987, teve forte experiência com o amor de Deus a partir do contato com a Renovação Carismática Católica. Em 16 de abril de 1988, nascia a Comunidade Católica Vida Nova. Em 2001, deixou sua vida profissional para viver mais intensamente sua consagração a Deus pelo carisma da Comunidade.

É uma característica forte de sua vida o acolhimento que traduz sempre os olhos, o sorriso e os braços de Jesus, de onde emana a Misericórdia de Deus. Reside em Cachoeiro de Itapemirim, onde exerce a função de Moderador geral da Comunidade Vida Nova, no serviço à Igreja e à humanidade.

Nosso carisma: Ser o Abraço da Misericórdia!

IMG_8264O carisma Vida Nova é uma novidade irrepetível do Espírito Santo, fruto do Coração de Deus que anseia responder as dores da Humanidade em um mundo carente, confuso, frio e com a superficialidade como forma de resolver os seus próprios dilemas e também os dos outros. Num tempo de muitas enfermidades espirituais, emocionais e afetivas, uma humanidade com saudades do Eterno, com fome do Amor Verdadeiro, perdida e confusa em suas ânsias e desencontros. Pessoas perdidas em suas verdades em busca de uma verdade, muitas indispostas a ouvi-la, mas ansiosa em colher seus frutos. Somos chamados a ser os olhos, o coração e os braços de Jesus que vai ao encontro daqueles que não se encontraram com o Senhor. O carisma Vida Nova é a dimensão afetiva e efetiva do Amor do Esposo que anseia abraçar Urgentemente a Humanidade Ferida e Agonizante sendo instrumento de cura e reconciliação do Homem com Deus promovendo uma experiência pessoal com Jesus Cristo na efusão do Espírito Santo.

A espiritualidade de um carisma é a base da experiência pessoal e comunitária que sustenta e impulsiona a vivência da vida de cada um que se consagra ou que se atrai  a esse carisma. É por meio dela que se pode identificar pontos de atração e de sustento da vida da comunidade. Alguns pilares dessa Espiritualidade são claros e visíveis, tornando nossa vocação simples e despojada. Dentre eles, ressaltamos:

Contemplação do Eterno no Tempo: A beleza do cotidiano como instrumento de Escuta, Intimidade e Conversão.

Oração Constante: Uma oração simples, carismática, profunda e fecunda. Quanto mais o Senhor nos impulsiona a evangelizar, mais rezamos e cavamos tempo para a intimidade com Ele.Temos uma oração intercessória, como forma de amar e cuidar da obra e dos irmãos, tantos os de dentro da Comunidade como os que Deus nos apresenta pelo caminho.

Uma fraternidade Celebrativa: Aqui em nosso carisma tudo é a “Festa do Ser”. Celebramos a Eucaristia e cada vida, cada momento, como dom irrepetível de Deus em nossas vidas e em nossa vocação.

Ternura do Abraço: Vivemos de forma espiritual e concreta ser o Abraço de Deus na vida do Irmão. Uma afetividade sem exageros, mas próxima, acolhedora e feliz. É sempre alegria estar em comunidade, é sempre alegria abrir-se aos irmãos! Desdobrar o espaço da tenda é um ditame interior que nos alarga e impulsiona aos irmãos e irmãs que talvez nunca tivéssemos visto.

Serviçalidade: Servir nas pequenas e grandes coisas com sentido e pertença. Somos zelosos pelo que é de Deus e o que é para o irmão. O trabalho santifica e alarga nossos limites, inflama nosso coração. É um campo de vida e missão!

Evangelização Intensa: Essa é fonte de entrega e de alegria. É sempre um novo apelo e um novo desafio e quanto mais respondemos, mais alegria, empenho e fraternidade nosso coração experimenta. Descansar no braços de Deus é um caminho para fraternidade e refazer as forças.

Tudo em Comum: Inspirada na vivência dos primeiros cristãos! Caracterizada pela alegria, ternura, irmandade, partilha e fraternidade, celebrando cada dia como o primeiro de nossa experiência pessoal com Jesus. Enche-nos o desejo de dar tudo pelo tudo e partilhar tudo pelo próximo.

Santa Faustina – Apóstola da Divina Misericórdia

faustina_misericordioso

A Irmã Faustina Kowalska, conhecida em todo mundo, apóstola da Misericórdia de Deus, é considerada pelos teólogos como fazendo parte de um grupo de notáveis místicos da Igreja. Nasceu como terceira de dez filhos numa pobre, mas piedosa família de aldeões, em Glogowiec. No Batismo, na igreja paroquial de Swinice Warckie, recebeu o nome de helena. Desde a Infância distinguiu-se pela piedade, pelo amor à oração, pela diligência e obediência, e ainda, por uma grande sensibilidade com as misérias humanas. O chamamento da vocação faz-se sentir desde os sete anos de idade(dois anos antes da Primeira Comunhão), embora os pais não concordassem com a idéia da entrada da filha para um Convento. Na Congregação recebeu o nome de Irmã Maria Faustina. Àquela simples religiosa, sem instrução, mas valorosa e de uma confiança sem limites em Deus, Jesus Cristo confiou a grande missão:a Mensagem da Misericórdia dirigida a todo mundo. Fisicamente esgotada até ao limite, embora em pleno amadurecida no seu espírito, misticamente unida a Deus, acabou por falecer em fama de santidade a 5 de Outubro de 1938, contando apenas com 33 anos de vida e 13 de profissão religiosa. Foi Canonizada em 30 de abril de 2000, pelo Papa João Paulo II, sendo agora invocada como Santa Maria Faustina do Santíssimo Sacramento.

Em nosso carisma, a espiritualidade de Santa Faustina nos leva a viver uma vida em estado de oração, de escuta e contemplação nas pequenas  coisas do cotidiano e até nas atividades do dia-a-dia. Mergulha-nos de maneira profunda no mistério da Misericórdia Divina, em que somos chamados a ser o abraço de misericórdia para o mundo, adentrar no lado aberto do Senhor, mergulhando nossas almas, de pecadores, e as dos pecadores de todo o mundo nesse oceano de misericórdia.

São João da Cruz – Mestre Espiritual

joao_da_cruz

João da Cruz nasceu em 1542, provavelmente no dia 24 de Junho, em Fontiveros, província da cidade de Ávila, em Espanha. Os seus pais chamavam-se Gonzalo de Yepes e Catalina Alvarez. Gonzalo pertencia a uma família de posses da cidade de Toledo. Por ter-se casado com uma jovem de classe “inferior”, foi deserdado por seus pais e tornou-se tecelão de seda. Em 1548, a família muda-se para Arévalo. Em 1551 transfere-se para Medina del Campo, onde o futuro reformador do Carmelo estuda numa escola destinada a crianças pobres. Por suas aptidões, torna-se empregado do diretor do Hospital de Medina del Campo. Entre 1559 a 1563 estuda Humanidades com os Jesuítas. Ingressou na Ordem do Carmo aos vinte e um anos de idade, em 1563, quando recebe o nome de Frei João de São Matias, em Medina del Campo. Pensa em tornar-se irmão leigo, mas seus superiores não o permitiram. Entre 1564 e 1568 faz sua profissão religiosa e estuda em Salamanca. Tendo concluído com êxito seus estudos teológicos, em 1567 ordena-se sacerdote e faz memória da primeira Missa.Desejando uma disciplina mais rígida, São João da Cruz quase saiu da Ordem para ir ingressar na Ordem dos Cartuxos, mas, felizmente, em Setembro de 1567 encontra-se com Santa Teresa de Ávila, que lhe fala sobre o projeto de estender a Reforma da Ordem Carmelita também aos padres, surgindo posteriormente os carmelitas descalços. O jovem de apenas vinte e cinco anos de idade aceitou o desafio. Trocou o nome para João da Cruz. No dia 28 de Novembro de 1568, juntamente com Frei Antônio de Jesús Heredia, inicia a Reforma. O desejo de voltar à mística religiosidade do deserto custou ao santo fundador maus tratos físicos e difamações. Em 1577 foi preso por oito meses no cárcere de Toledo. Nessas trevas exteriores acendeu-se-lhe a chama de sua poesia espiritual. “Padecer e depois morrer” era o lema do autor da “Noite escura da alma”, da “Subida ao Monte Carmelo”, do “Cântico Espiritual” e da “Chama de amor viva”. Faleceu após uma penosíssima enfermidade, em 1591, com 49 anos de idade. Foi canonizado no ano de 1726 e, em 1926, o Papa Pio XI o declarou Doutor da Igreja.

Em nosso carisma, esse Doutor na Teologia do Nada nos ensina a ser um nada de Deus, e sendo um nada, ser tudo para Deus.  Entre outros tantos caminhos de ascese mística, ensina-nos a passar pelas noites escuras da vida e alcançarmos a plenitude de uma vida que se realiza em dar-se todo pelo tudo!

“Quem perder a sua vida por causa de mim e do Evangelho, vai salvá-la.”(Mc 8, 35)

O Caminho Vocacional da Comunidade Vida Nova se divide em 04 Retiros ao longo do ano. Os interessados devem procurar a Assessoria Vocacional expressando o desejo de iniciar o caminho. Durante o ano, os vocacionados serão acompanhados de acordo com sua frequência, empenho missionário, amadurecimento e identidade com o carisma da Comunidade. A partir do segundo retiro, o vocacionado receberá um Conselheiro que o ajudará nesse discernimento e amadurecimento de sua vocação.

Após concluir os 04 Retiros, os vocacionados, já inseridos na Vida Comunitária, perceberão se há em seu coração identidade com o carisma e estilo de vida. Sendo assim, será discernido seu ingresso na Comunidade à luz do Espírito Santo. Aqueles que já tiverem o amadurecimento necessário serão convidados a ingressar no Catecumenato e durante a Santa Missa, na Solenidade de Cristo Rei do Universo, receberão a Cruz sinal da Comunidade.


Oferta de Vida

“Não tenha medo de ser de Deus. Ele não nos tira nada. Ele vos dá tudo!” (Bento XVI)
Ao longo do ano, os vocacionados que se sentirem chamados podem optar livremente por doar um ano de suas vidas para o serviço do Evangelho em “Oferta de Vida”. Vivendo em nossas casas comunitárias como Comunidade de Vida, o vocacionado fará a experiência de deixar tudo no mundo para uma dedicação total e intensa ao Evangelho. Tempo de amadurecimento e discernimento vocacional.
“Dar tudo pelo Tudo”! (São João da Cruz)

Contatos Assessoria Vocacional

José Eduardo Arêas Caetano
E-mail: vocacional@comunidadevidanova.com

Facebook: /joseeduardo.areascaetano

Juliano Guimarães Brunharo
E-mail: juliano@comunidadevidanova.com
Facebook: /julianovidanova

Um Lugar para Acolher bem

Nova Jerusalém é a sede da Comunidade Católica Vida Nova, a casa Mãe. Nela funcionam as Assessorias, Projetos, Ministérios e eventos de Evangelização da Comunidade. É também onde os membros da Comunidade de Vida vivem sua Espiritualidade Comum e desempenham seus trabalhos missionários.

A poucos quilômetros da cidade, com fácil acesso, e uma bela natureza ao seu redor, o Complexo de Evangelização Nova Jerusalém é um recanto de espiritualidade, composto de várias áreas, que tem por finalidade viabilizar eventos internos e externos, bem como servir à comunidade local com espaço de evangelização e inclusão social. Também disponibilizamos para outros Movimentos e Pastorais da Igreja! Entre em contato conosco e saiba mais sobre a Cessão e Aluguel do Espaço! ACESSE O SITE www.novajerusalem.org e conheça melhor o Complexo de Evangelização Nova Jerusalém.


CONTATOS

E-mail: novajerusalem@comunidadevidanova.com
Tel: (28) 3511-7000
Cel: (28) 99957-6703

Missão Parauapebas/PA

O carisma tem se expandido… Impulsionados pelo Espírito e a pedido da Igreja, fomos levados a lugares onde nunca imaginaríamos estar. Parauapebas/PA é nossa primeira terra de missão fora de nossa Diocese. Um lugar com muitos desafios, mas com um povo sedendo de Deus. Um lugar que alarga nosso corações, dilata nosso amor aos irmãos e nos impulsiona a viver o carisma com maior abandono.

Nosso Bispo nessa terra é o Revmº Dom Vital Corbellini e nosso Diretor Espiritual, Padre Patrick Fernandes. A Paróquia de São Sebastião é quem nos acolhe e na qual desenvolvemos um vasto campo de missão.
Novos irmãos se aproximam de nós quando nós nos lançamos nesse lugar do coração de Deus. Evangelizamos com Celebrações, Aulas de Música (Canto e Violão), Pregações, Adorações, Aconselhamento, Difusão da Divina Misericórdia, dentre muitos dos trabalhos por meio dos quais, vivendo nosso carisma, evangelizamos e vemos a Igreja acontecer na vida do povo!


CONTATOS

Adriana Barbieri
E-mail: parauapebas@comunidadevidanova.com
Tim: (94) 98188-9197
Vivo: (94) 99233-9197